Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Polícia marítima resgata 49 migrantes no mar Mediterrâneo

17 ago, 2023 - 12:12 • Olímpia Mairos

No âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência FRONTEX, os elementos da Polícia Marítima identificaram, junto da costa italiana, duas embarcações que transportavam migrantes ilegais.

A+ / A-

A Polícia Marítima resgatou, esta quarta-feira à noite, 49 migrantes, entre eles uma mulher e 20 menores, ao largo da ilha italiana de Pantelleria.

No âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência FRONTEX, os elementos da Polícia Marítima identificaram, junto da costa italiana, duas embarcações que transportavam migrantes ilegais.

“À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima intercetaram uma embarcação com 20 pessoas a bordo, uma mulher e sete crianças, que apresentavam sinais de desidratação e fadiga e a maioria não envergava coletes de salvação, resgatando-as e transportando-as, por questões de segurança, para o porto de Pantelleria, onde aguardavam as autoridades italianas”, lê-se na nota enviada à Renascença.

Durante esta madrugada, os elementos da Polícia Marítima receberam a informação de mais uma embarcação com migrantes, ao largo de Pantelleria, e deslocaram-se de imediato para o local.

“Foram resgatadas mais 29 pessoas, entre elas 13 menores, que foram transportadas, por questões de segurança para o Porto de Pantelleria, onde aguardavam as autoridades italianas”, indica o documento.

Desde junho de 2023, a Polícia Marítima já resgatou 282 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta "THEMIS" da Agência FRONTEX, que tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal.

Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação "THEMIS", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+