Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Países Baixos e Dinamarca vão fornecer caças F-16 à Ucrânia

20 ago, 2023 - 14:11 • Redação

A Ucrânia atualmente opera uma pequena força aérea baseada em aeronaves do tempo soviético. O desequilíbrio no poder militar aéreo em relação à Rússia é enorme.

A+ / A-

Mark Rutte, o primeiro-ministro dos Países Baixos, disse que o país que lidera e a Dinamarca vão fornecer de caças F-16 à Ucrânia assim que as condições para a transferência forem cumpridas. O número de aeronaves não foi avançado,escreve o jornal inglês "Guardian".

Feita durante a visita Volodymyr Zelensky aos Países Baixos, é a primeira promessa real de F-16 para as forças armadas da Ucrânia. A mesma ocorre alguns dias depois de os EUA aprovaram a possível entrega dos caças pelos Países Baixos e Dinamarca.

A Ucrânia montou um esforço de lobby internacional de alto nível para obter os jatos desde o início da guerra, superando a relutância dos EUA em maio, quando o presidente Joe Biden aceitou os programas de treino para pilotos ucranianos em F-16. Naquela época, esperava-se que o treino começasse “nas próximas semanas”.

O F-16 é um caça leve que foi inicialmente projetado na década de 1970. Entrou em serviço pela primeira vez em 1979 e foi fortemente usado pela Força Aérea dos EUA nas guerras do Iraque e no Afeganistão.

A Ucrânia atualmente opera uma pequena força aérea baseada em aeronaves do tempo soviético. O desiquílibrio no poder militar aéreo em relação à Rússia é enorme.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 ago, 2023 Lisboa 20:58
    Não se fiquem só pelos F-16. Consigam parceria com a Suécia para obter Saab Gripen, e com Inglaterra para caças Typhoon. Uma força Aérea com aviões modernos em quantidade suficiente, aliada a uma defesa anti-aérea e anti-missil em várias camadas, dotada de Patriots, Iris-T, Nasams, Gepard e outros, e a maior vantagem da Rússia, acaba.

Destaques V+