Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidenciais EUA 2024

Debate Republicano. DeSantis passa despercebido e Nikki Haley afirma-se

24 ago, 2023 - 04:00 • João Malheiro

Cinco minutos antes do debate ter começado na televisão norte-americana, Tucker Carlson publicou na sua conta X (antigo Twitter) uma entrevista de 45 minutos com Trump.

A+ / A-

O primeiro debate entre candidatos das primárias do Partido Republicano para as Presidenciais norte-americanas de 2024 realizou-se na madrugada desta quinta-feira.

Num debate sem a presença do grande favorito nas sondagens, Donald Trump, oito Republicanos debateram durante duas horas tópicos como Economia, Educação, onde houve consenso.

Já no que toca à guerra na Ucrânia, a crise climática e o aborto, as opiniões dividiram-se entre os candidatos.

Ron DeSantis, atual Governador da Flórida e aquele que é visto como a alternativa mais forte a Trump passou a noite a fazer intervenções que evitaram responder às perguntas dos moderadores, mas também passou ao lado de críticas dos seus colegas de debate.

Por outro lado, Nikki Haley, antiga embaixadora norte-americana nas Nações Unidas durante a presidência de Trump, teve algumas das intervenções mais aplaudidas pela audiência do estúdio que a FOX News montou em Milwaukee.

O empresário Vivek Ramaswamy, o candidato mais novo, foi protagonistas das disputas verbais mais aguerridas da noite. Chris Christie classificou-o como "um amador", enquanto Mike Pence apelidou-o de "novato".

Já Nikki Haley, numa das intervenções mais aplaudidas do debate, criticou Ramaswamy por ser contra apoios à Ucrânia e avisou que o candidato podia "tornar a América menos segura".

Doug Burgum, Governador da Dakota do Norte, e Tim Scott, senador republicano, foram os dois candidatos que tiveram menos hipóteses de falar e sem grande impacto no debate.

Notoriamente, apenas dois dos oito candidatos presentes, Chris Christie e Asa Hutchinson, admitiram não apoiar Trump, caso este seja nomeado candidato, mas condenado criminalmente nos tribunais. Chris Christie foi mesmo vaiado pela audiência do debate por criticar Donald Trump por ser "motivado por vingança".

Cinco minutos antes do debate ter começado na televisão norte-americana, Tucker Carlson publicou na sua conta X (antigo Twitter) uma entrevista de 45 minutos com Trump.

O antigo Presidente dos Estados Unidos voltou a dizer que Biden "é o pior Presidente de sempre" e criticou também alguns dos candidatos republicanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+