Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo na Ucrânia

"Não há jogo duplo". Marcelo garante a Zelensky apoio de Portugal à adesão da Ucrânia à UE

24 ago, 2023 - 12:36 • José Pedro Frazão , enviado à Ucrânia

Em Kiev, o Presidente da República disse que Portugal está disponível para alargar a cooperação económica, com a criação de uma plataforma que permita a entrada de mais empresas portuguesas na Ucrânia.

A+ / A-

O Presidente da República garantiu esta quinta-feira em Kiev que Portugal apoia a adesão da Ucrânia à União Europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no final de um encontro com Volodymyr Zelensky na capital ucraniana e, cara a cara com o líder ucraniano, não quis deixar margem para dúvidas.

"Não há um duplo jogo na nossa posição. Espero que fique claro que quando o Presidente de Portugal diz que esse é o objetivo, está dito. Não há ninguém acima do Presidente que possa dizer coisa diferente nessa matéria", explicou na conferência de imprensa final com Zelensky.

"Quando o Presidente da República Portuguesa diz que Portugal quer que a Ucrânia venha a integrar a União Europeia, essa é uma palavra que não precisa de garantia adicional, nem há mais ninguém que possa garantir melhor do que o Presidente da República. Aquilo que ele acaba de dizer, o primeiro-ministro já o tinha dito, o Presidente da Assembleia da República já o tinha dito. Quando o Presidente da República diz isso, significa que, sendo a política externa uma só, que o poder político em Portugal, democraticamente legitimado, quer que no futuro a Ucrânia faça parte da família europeia em termos políticos. E a família europeia, em termos políticos, verdadeiramente forte e com um papel a desempenhar no mundo chama-se União Europeia", insistiu uma segunda vez, quando questionado sobre a posição portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Portugal " também tem sido claro ao dizer que isso envolve o caminho que a Ucrânia está a fazer, com muito mérito de preparação para esse momento, mas também o que a União Europeia tem de fazer, de preparação para esse momento. Não é um caminho só de uma das partes, é um caminho das duas partes".

Marcelo surpreende ao discursar em ucraniano nas cerimónias do Dia da Independência
Marcelo surpreende ao discursar em ucraniano nas cerimónias do Dia da Independência
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    24 ago, 2023 Palmela 15:04
    Um presidente da republica a fazer publicidade a ele proprio!

Destaques V+