Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo na Ucrânia

“Portugal está sempre com a vossa independência”. Marcelo discursa em ucraniano

24 ago, 2023 - 10:15 • Beatriz Pereira , José Pedro Frazão , enviado à Ucrânia

Para surpresa de todos, o Presidente da República discursou em ucraniano nas cerimónias do Dia da Independência da Ucrânia.

A+ / A-
Marcelo surpreende ao discursar em ucraniano nas cerimónias do Dia da Independência
Marcelo surpreende ao discursar em ucraniano nas cerimónias do Dia da Independência

Marcelo Rebelo de Sousa celebrou esta manhã o Dia da Independência da Ucrânia e para surpresa dos presentes, discursou em ucraniano.

O Presidente da República termina esta quinta-feira a visita de dois dias à Ucrânia com um encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Nas cerimónias, Marcelo fez um curto discurso, enaltecendo a ligação dos dois países.

"Parabéns, Ucrânia! Portugal estará, e está, sempre com a vossa independência. No passado – na condenação da intolerável invasão russa. No presente – no apoio, todo ele – à vossa legítima defesa, sem a qual não haveria, nem haverá, paz e segurança na Europa”, disse o Presidente português.

Frente à Catedral de Santa Sofia, Marcelo defendeu que recordou o apoio à Ucrânia no futuro na União Europeia e na NATO.

“No futuro – na União Europeia e na NATO. Um abraço para todo o corajoso e indomável Povo ucraniano. E um especial para os Vossos irmãos, e nossos irmãos, que vivem em Portugal! Viva a Ucrânia independente! Viva a fraternidade entre os Povos ucraniano e português!", terminou Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes do discurso do Presidente da República, Zelensky agradeceu o apoio de Portugal à Ucrânia na guerra. “Obrigado Presidente, pela forma como o povo português tem demonstrado apoio ao povo ucraniano desde o início do conflito”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+