Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia acusa Ucrânia de "falsificar" ligação histórica a Portugal

24 ago, 2023 - 19:48 • Lusa

Embaixador russo junto nas Nações Unidas alega que os livros escolares ucranianos defendem que os judeus, os franceses, os portugueses e muitos outros povos descenderam dos antigos ucranianos.

A+ / A-

O embaixador russo junto das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, acusou esta quinta-feira a Ucrânia de "falsificar a sua própria história", dando o exemplo de alegados livros escolares que ensinam que "portugueses descendiam dos antigos ucranianos".

"Já mostrámos nesta sala livros escolares ucranianos que alegam que os judeus, os franceses, os portugueses e muitos outros povos descendiam dos antigos ucranianos. Que bem pode advir deste delírio e heresia históricos?", questionou Nebenzya, sem, no entanto, apresentar uma contextualização sobre o material presente nesses livros.

O diplomata russo acusou assim as autoridades ucranianas, numa reunião do Conselho de Segurança da ONU, de "fazer lavagem cerebral aos seus próprios cidadãos", "doutrinando ideias absolutamente falsas sobre o seu país, o seu papel na civilização e cultura globais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+