25 ago, 2023 - 00:00
Donald Trump acabou de se entregar às autoridades do estado da Georgia.
Trata-se de mais um processo criminal em que é acusado de tentar reverter a sua derrota nas eleições presidenciais de 2020.
Ao contrário do habitual, as autoridades não pesaram nem mediram o acusado. Trump indicou, previamente, que pesa cerca de 97 quilos e tem 1,90 metros de altura, para "acelerarar o processo", segundo a ABC News.
O número de detido de Donald Trump na prisão da Georgia é P01135809.
A fotografia do antigo chefe de Estado norte-americano na prisão será divulgada esta sexta-feira.
Trump foi, entretanto, liberto da prisão do condado de Fulton, em Atlanta, após ter ouvido os termos da acusação e concluídos os procedimentos judiciais.
Aos jornalistas, no aeroporto, Trump defendeu o direito que julga ter de questionar "uma eleição fraudulenta", referindo-se à derrota das Presidenciais de 2020, contra Joe Biden.
A ala trumpista do Partido Republicano continua a não reconhecer a validade dos resultados, apesar de não haver provas de que tenha havido interferência ou uma alteração ilegal dos resultados.
"O que aconteceu aqui foi uma injustiça, não fizemos nada de errado. Eu não fiz nada errado e as pessoas sabem-no", disse o candidato às Presidenciais de 2024.
Este é o quarto processo criminal contra o ex-Presidente dos Estados Unidos e o segundo em que é acusado de tentar subverter os resultados da votação.
Na segunda-feira, a fiança de Trump neste processo foi fixada em 200.000 dólares (cerca de 184 mil euros), tendo já sido paga.