Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

CPLP. Lula quer que comunidade proponha português como língua oficial da ONU

27 ago, 2023 - 17:34 • Lusa

O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, que assumiu a presidência rotativa da CPLP e conduzia os trabalhos da cimeira, respondeu: "Muito bem, Presidente Lula, está registado, vamos continuar este trabalho e certamente teremos o objetivo conseguido".

A+ / A-

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje, na cimeira de São Tomé, que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) proponha que o português seja língua oficial das Nações Unidas. .

A proposta do Presidente brasileiro surgiu hoje durante a sessão restrita da 14.ª cimeira, num momento em que os chefes de Estado e de Governo aprovaram as resoluções.

"Temos de aproveitar que temos um secretário-geral das Nações Unidas que fala português [o ex-primeiro-ministro português António Guterres] e acho que nós deveríamos entrar com informações e um pedido nas Nações Unidas para que a língua portuguesa seja transformada em língua oficial das Nações Unidas", propôs Lula da Silva, recebendo aplausos dos presentes.

O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, que assumiu hoje a presidência rotativa da CPLP e conduzia os trabalhos da cimeira, respondeu: "Muito bem, Presidente Lula, está registado, vamos continuar este trabalho e certamente teremos o objetivo conseguido".

A CPLP, que integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, realiza hoje a 14.ª conferência de chefes de Estado e de Governo, em São Tomé e Príncipe, sob o lema "Juventude e Sustentabilidade".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • raul Silva
    29 ago, 2023 Cacém 14:29
    Os milhões que a Guiné Equatorial iria investir no Banif e, assim, justificar a sua entrada na CPLP, afinal para onde foram? O banco já não existe.

Destaques V+