Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

ONU eleva para mais de 9.500 o número de civis mortos na guerra na Ucrânia

28 ago, 2023 - 19:43 • Lusa

A maior parte das vítimas foi contabilizada em áreas controladas pelo Governo ucraniano, já que a Rússia não colabora com este tipo de estudos.

A+ / A-

Mais de 9.500 civis morreram na Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, de acordo com uma estimativa da ONU, que assume que o número real de vítimas da guerra deverá ser consideravelmente superior.

O gabinete das Nações Unidas para os Direitos Humanos registou 9.511 civis mortos, enquanto o número de feridos ascende a 17.206, mas a ONU reconhece que estes números poderão ser substancialmente mais elevados, tendo em conta a dificuldade de acesso a algumas regiões.

A maior parte das vítimas foi contabilizada em áreas controladas pelo Governo ucraniano, já que a Rússia não colabora com este tipo de estudos.

Só durante o mês de agosto, a ONU confirmou a morte de 108 civis, incluindo cinco crianças, e 477 feridos, segundo o relatório publicado hoje e atualizado até domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+