Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Índia troca de nome para ‘Bharat’ num documento oficial e causa polémica

05 set, 2023 - 16:30 • Miguel Marques Ribeiro com Agências

Governo usou o nome hindi do país num convite oficial endereçado aos líderes do G20. Oposição fala em truque para atacar uma nova coligação partidária designada INDIA.

A+ / A-

Há uma polémica em curso na Índia, depois do gabinete do primeiro-ministro, Narendra Modi, ter usado o termo "Bharat" para designar o país, num convite oficial dirigido aos líderes do G20.

O convite, que foi feito em nome da presidente Droupadi Murmu, foi endereçado no âmbito da organização indiana da cimeira do G20, que terá lugar em Nova Deli, nos dias 9 e 10 de setembro. No documento, Murmu surge tratada como “Presidente de Bharat”.

O caso, porém, não surpreende, pois a possibilidade da substituição de “Índia”, o nome adotado a nível internacional, por “Bharat”, designação hindi tradicional, tem sido debatida publicamente na nação subcontinental.

O governo de cariz nacionalista liderado por Modi, estará mesmo a estudar a possibilidade de oficializar essa mudança, avança a BBC, uma informação, contudo, que carece de confirmação.

Para já, todos os sites oficiais da Índia ainda usam a designação "governo da Índia" e Murmu ainda é referida como a presidente da Índia no X (antigo Twitter).

Este caso, no entanto, pode ser o prenúncio de uma mudança definitiva.

O partido que apoia o atual governo, o Bharatiya Janata Party (BJP) defendeu a alteração, bem como várias personalidades.

Mohan Bhagwat, chefe do Rashtriya Swayamsevak Sangh, uma organização paramilitar de extrema-direita que tem influência ideológica sobre o partido no poder afirmou que "às vezes usamos a Índia para que aqueles que falam inglês entendam. Mas temos de deixar de o utilizar".

Aspiração de cariz patriótico ou truque político-partidário?

Os partidos da oposição, no entanto, estão a fazer uma leitura distinta do caso.

Recentemente, uma coligação de 26 partidos formada para concorrer às eleições de 2024 adoptou a designação INDIA (um acrónimo de Indian National Developmental Inclusive Alliance).

"Passaram apenas algumas semanas desde que nomeamos a nossa aliança como INDIA e o BJP começou a enviar convites com 'República da Bharat' em vez de 'República da Índia'", referiu Manoj Jha, líder do partido Rashtriya Janata Dal, no X (ex-Twitter).

O objetivo do actual governo, mais do que dar resposta a uma aspiração de carácter patriótico, seria assim o de descredibilizar a oposição.

No entanto, esta não é a primeira vez que o governo usa a designação "Bharat" em conexão com a presidência indiana do G20.

O termo também surgiu no título de um manual que foi distribuído a delegados estrangeiros, chamado "Bharat, A Mãe da Democracia", refere a BBC.

A Constituição indiana também se refere à Índia como Bharat, embora isso aconteça apenas uma vez. No Artigo 1.º diz-se que "a Índia, que é Bharat, será uma União de Estados". Em todos os outros artigos da Constituição, o país é referido como Índia.

Houve também pedidos apresentados no Supremo Tribunal do país, pedindo uma alteração do nome, mas que não tiveram provimento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+