Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanhola que dirigia organização na Ucrânia morta em ataque russo

10 set, 2023 - 12:35 • Lusa

A Road to Relief já tinha publicado na rede social Instagram que o veículo em que viajavam quatro elementos da sua equipa tinha sido atingido num ataque russo ocorrido no sábado de manhã.

A+ / A-

Uma cidadã espanhola, diretora de uma organização não-governamental, morreu na Ucrânia, em resultado de um ataque russo que atingiu a viatura em que seguia, informou o Governo espanhol, citado pela agência Europa Press.

Em declarações à comunicação social em Nova Deli, onde se encontra para participar na cimeira do G20, o ministro dos Assuntos Externos em funções, José Manuel Albares, disse que o Governo espanhol recebeu "a confirmação verbal" da morte de Emma Igual, diretora da Road to Relief, que, desde 2022, ajuda a retirar civis da frente de batalha na Ucrânia e entrega ajuda humanitária nas zonas mais afetadas pela guerra.

O ministro espanhol acrescentou que Madrid aguarda ainda "uma confirmação certificada da parte das autoridades ucranianas".

A Road to Relief já tinha publicado na rede social Instagram que o veículo em que viajavam quatro elementos da sua equipa tinha sido atingido num ataque russo ocorrido no sábado de manhã.

A equipa de quatro elementos - um alemão, um sueco, um canadiano e a espanhola Emma Igual - viajava de Sloviansk para Bakhmut, para avaliar as necessidades dos civis presos no fogo cruzado em curso na cidade de Ivanivske, na região de Donetsk.

A organização informou, na altura, que os dois primeiros ficaram feridos e que o terceiro morreu, mas desconhecia o que acontecera a Emma Igual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+