Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cheias na Grécia. Nível da água começa a descer nas áreas inundadas

11 set, 2023 - 10:02 • Lusa

Segundo os bombeiros locais, as águas começaram a baixar nas áreas mais afetadas nas regiões de Karditsa, Trikala e Larisa.

A+ / A-

O nível da água nas zonas inundadas no centro da Grécia começou a baixar esta segunda-feira, uma semana depois de a tempestade Daniel ter atingido a região, causando pelo menos 15 mortos e muitos desaparecidos.

O número de mortes confirmadas subiu para 15 no domingo, depois de a Guarda Costeira ter encontrado no Golfo Pagasetic o corpo de um homem de 42 anos cujo veículo foi arrastado por uma inundação a 5 de setembro. Entretanto, um jovem casal austríaco recém-casado que celebrava a lua-de-mel na região da Magnésia continua desaparecido.

Embora a situação tenha melhorado um pouco, há ainda cidades inteiras submersas na lama e os danos em infraestruturas são "enormes", segundo o ministro da Proteção Civil, Vasilis Kikilias. O volume de água que recua das áreas inundadas é direcionado para o norte e para o Vale do Tempe, por isso as autoridades estão em alerta para evitar que novas inundações ocorram naquela região.

A capital da Magnésia, Volos, com 150 mil habitantes, continua sem abastecimento de água potável pelo sétimo dia consecutivo, enquanto milhares de pessoas estão isoladas na península de Pelion, sem água e eletricidade. Desde terça-feira da semana passada, mais de 4.500 pessoas foram resgatadas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Descrita pelos especialistas como um "fenómeno extremo em termos de quantidade de água que caiu", a tempestade Daniel atingiu a Magnésia na segunda e na terça-feira, em especial a sua capital, a cidade portuária de Volos, e as aldeias do Monte Pelion, antes de afetar as localidades em torno de Karditsa e Trikala na quarta-feira.

A intempérie ocorreu semanas depois dos incêndios florestais devastadores que este verão mataram pelo menos 26 pessoas no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+