05 set, 2023 - 15:28 • Redação
Um dos candidatos à presidência de Taiwan, Terry Gou, considera que a crise demográfica do país pode ser solucionada com a oferta de um cão ou gato a futuros pais.
Taiwan tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, numa tendência inversa à crescente adoção de animais de estimação pelos seus habitantes.
Gou, fundador do grupo tecnológico FoxConn, que fornece produtos à Apple, anunciou a intenção de concorrer à presidência na semana passada como candidato independente, um de quatro que vão disputar o cargo de Presidente na ida às urnas em janeiro de 2024.
Num encontro com eleitores num templo de Taipei, na passada sexta-feira, o candidato avançou a proposta como forma de solucionar a baixa taxa de natalidade.
“Tenham um filho e deixo-vos adotar um animal, um cão ou um gato. Se tiverem outros dois filhos, deixar-vos-ei adotar outros dois animais”, disse o candidato, citado pelo canal Formosa News.
Gou diz que teve esta ideia depois de ter visitado um abrigo de animais, sentindo que podia resolver dois problemas de uma só vez. “Se não aumentarmos a nossa taxa de natalidade, quem irá tomar conta dos nossos amigos peludos no futuro?”, questionou o bilionário.
Muitas pessoas invocam o elevado custo de vida e as dificuldades no acesso a cuidados infantis como entraves à parentalidade, numa altura em que o envelhecimento acelerado da população ameaça a economia e a sustentabilidade das Forças Armadas de Taiwan.
Os opositores de Gou já se pronunciaram sobre a proposta, considerando que o empresário não tem noção do que envolve cuidar de um recém-nascido e de animais.
Nas últimas eleições presidenciais, Gou tinha proposto a criação de um subsídio para apoiar a educação dos filhos até aos seis anos de idade. O candidato, que renunciou à direção da FoxConn no sábado, promete impulsionar a economia de Taiwain se for eleito.
Terry Gou tem até novembro para recolher 290 mil assinaturas que lhe permitam avançar com a candidatura presidencial, mas a sua intenção já está a agitar a corrida, disputada com outros dois candidatos da oposição, Hou You-ih, do partido KMT, e Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan.
O atual vice-presidente, Lai Ching-te, do Partido Progressista Democrático, continua à frente nas sondagens, com cerca de um terço das intenções de voto.
Ao fim de dois mandatos, a atual presidente Tsai Ing-wen deixa o cargo em janeiro, depois das eleições.