Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

UE autoriza comercialização de nova versão da vacina da Moderna

15 set, 2023 - 13:23 • Lusa

Em Portugal, a vacinação terá início em 29 de setembro e decorrerá em simultâneo nas farmácias comunitárias, para as pessoas com 60 ou mais anos.

A+ / A-

A Comissão Europeia autorizou esta sexta-feira a comercialização de uma nova adaptação, a terceira, da vacina Spikevax contra a covid-19, da farmacêutica Moderna.

A Spikevax XBB.1.5 responde às novas variantes da Covid-19 e poderá ser usada na próxima campanha outono-inverno de vacinação contra a Covid-19, que está prestes a arrancar nos Estados-membros.

A autorização de comercialização foi concedida no âmbito de um procedimento acelerado, após a Agência Europeia de Medicamentos ter dado uma avaliação positiva.

Em Portugal, a vacinação terá início em 29 de setembro e decorrerá em simultâneo nas farmácias comunitárias, para as pessoas com 60 ou mais anos, e nos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para as pessoas com menos de 60 anos e com doenças de risco.

A 7 de setembro, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) alertou para o recente aumento da transmissão do vírus da covid-19 na União Europeia e no Espaço Económico Europeu (UE/EEE).

"Nas últimas semanas, os sinais de transmissão do SARS-CoV-2 aumentaram em relação aos níveis anteriormente muito baixos na UE/EEE", adiantou a agência europeia, em comunicado.

A Covid-19 é uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado em finais de 2019 na China e que assumiu várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+