Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Nagorno-Karabakh. Azerbaijão e separatistas arménios iniciam negociações

21 set, 2023 - 13:12 • Lusa

Reunião aconteceu na cidade de Yevlakh, a cerca de 300 quilómetros da capital azeri, Baku. Esta quarta-feira, separatistas arménios declararam cessar-fogo na região.

A+ / A-

Representantes do Azerbaijão e dos separatistas arménios de Nagorno-Karabakh iniciaram esta quinta-feira conversações após uma ofensiva militar de 24 horas de Baku para recuperar o controlo do território separatista, anunciou a agência oficial azeri.

As conversações realizam-se na cidade de Yevlakh, cerca de 300 quilómetros a oeste da capital do Azerbaijão, Baku.

A agência oficial do Azerbaijão, Azertac, divulgou imagens em que se viam seis negociadores sentados à volta de uma mesa.

Entre eles, estava um representante de Nagorno-Karabakh, David Melkoumian, segundo a agência francesa AFP.

Os separatistas arménios de Nagorno-Karabakh anunciaram na quarta-feira que aceitavam depor as armas e negociar a reintegração da parte do território do sul do Cáucaso que controlavam no Azerbaijão.

A decisão ocorreu um dia depois de o Azerbaijão ter lançado uma operação militar no território azeri de população maioritariamente arménia, que os separatistas disserem ter causado duas centenas de mortos e mais de quatro centenas de feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+