Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lituânia. Vílnius será a Capital Verde Europeia em 2025

05 out, 2023 - 17:58 • Lusa

A cidade venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025, à frente de Guimarães e de Graz, na Áustria.

A+ / A-

A cidade de Vílnius, capital da Lituânia, venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025, à frente de Guimarães e de Graz, na Áustria, foi hoje anunciado durante uma cerimónia que decorreu em Tallinn, capital da Estónia.

Graz (Áustria), Guimarães (Portugal) e Vílnius (Lituânia) foram as três cidades finalistas ao Prémio Capital Verde da Europa para 2025.

O Prémio Capital Verde da Europa (European Green Capital Award), organizado pela Comissão Europeia, reconhece e premeia os esforços locais para melhorar o meio ambiente e, assim, a economia e a qualidade de vida nas cidades.

O prémio é concedido todos os anos a uma cidade que lidera a vida urbana ecologicamente correta e incentiva as cidades a se comprometerem com metas ambiciosas para melhorar ainda mais o meio ambiente.

O galardão visa premiar cidades que tenham um registo consistente em alcançar altos padrões ambientais, encorajar cidades a alcançar objetivos ambiciosos, no que diz respeito a melhorias ambientais e desenvolvimento sustentável, e proporcionar um modelo para inspirar outras cidades e promover boas práticas e experiências em todas as cidades europeias.

Em 2020, foi Lisboa a cidade que venceu o prémio.

A Comissão Europeia atribui 600 mil euros à vencedora para melhorar a sustentabilidade ambiental da cidade. .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+