Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

guerra no médio oriente

"Sentença de morte". OMS pede a Israel que reverta ordem de evacuação de habitantes de Gaza

13 out, 2023 - 10:45 • Beatriz Pereira com Agências

“Os hospitais em Gaza estão num ponto de rutura", alerta o diretor da Organização Mundial da Saúde.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avançou, esta sexta-feira, que as autoridades locais de saúde em Gaza informaram da impossibilidade de retirar pacientes vulneráveis dos hospitais no norte de Gaza, depois das forças israelitas terem ordenado a que os civis se mudem para o sul no prazo de 24 horas, refere a Reuters.

O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, admite que “há pessoas gravemente doentes cujos ferimentos significam que a sua única hipótese de sobrevivência é utilizar aparelhos de suporte vital, como ventiladores mecânicos”.

“Mover essas pessoas é uma sentença de morte. Pedir aos profissionais de saúde que o façam é mais do que cruel”, diz.

Também o diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus, partilhou uma mensagem na rede social X a pedir a Israel que “reverta a decisão”.

“Os hospitais em Gaza estão num ponto de rutura. Sem a entrada imediata de ajuda, os serviços essenciais de saúde ficarão paralisados”

Ghebreyesus, que visitou Gaza em 2018, relembra que na altura o acesso a cuidados já era difícil.

“Sei em primeira mão que uma evacuação em massa para o sul do enclave seria desastrosa – para pacientes, profissionais de saúde e outros civis deixados para trás ou apanhados num movimento de massas perigoso e talvez mortal”, pode ler-se na rede social.

Os militares de Israel ordenaram, esta sexta-feira, a todos os civis da cidade de Gaza, a norte da região, que se mudem para o sul num espaço de 24 horas. Em causa está uma esperada invasão terrestre do Israel na cidade.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    13 out, 2023 Eu 13:23
    Israel consegue ser razoável: se a população de Gaza entregar os reféns israelitas, os membros do Hamas devidamente amarrados, o armamento do Hamas e indicar onde estão os esconderijos dos crápulas, as fronteiras e serviços poderão ser abertos e os socorros entrarem em força. Não? Nada disso? Então continua a pancadaria.

Destaques V+