Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

Egito convoca comunidade internacional para cimeira sobre situação de Gaza

16 out, 2023 - 18:36 • Lusa

Israel mantém um cerco constante à Faixa de Gaza. A União Europeia já anunciou uma ponte aérea humanitária.

A+ / A-

O Egito convidou esta segunda-feira a comunidade internacional para uma cimeira agendada para sábado no Cairo, para discutir o futuro da causa palestiniana e a atual emergência humanitária na Faixa de Gaza.

"[O Egito espera] uma ampla resposta ao apelo do Presidente egípcio, Abdelfatah al-Sisi, para participar na conferência internacional sobre a situação em Gaza no próximo sábado", indicou hoje o jornal local al-Qahera News.

O emir do Qatar, Tamim Bin Hamad Al Zani, foi um dos primeiros a anunciar que tinha recebido um convite de al-Sisi para participar na cimeira de 21 de outubro, segundo a agência noticiosa QNA, embora não tenha confirmado a sua presença.

O convite surge num momento de tensão acrescida, uma vez que Israel mantém um cerco constante à Faixa de Gaza, com bombardeamentos incessantes desde que o Hamas atacou o país a 7 de outubro.

A passagem de Rafah é a única saída da Faixa de Gaza que não está nas mãos de Israel, que há mais de uma semana bombardeia o território palestiniano, onde vivem 2,2 milhões de pessoas, em retaliação pelo ataque terrorista do Hamas.

O Egito tinha previsto abrir a passagem de Rafah esta segunda-feira, para a entrada de ajuda humanitária e a saída de estrangeiros do enclave palestiniano, disseram à agência noticiosa EFE fontes de segurança egípcias. O chefe da diplomacia egípcio, Sameh Sukri, disse que Israel ainda não tinha dado autorização para a abertura da passagem fronteiriça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+