16 out, 2023 - 17:30 • João Pedro Quesado
Um comboio do Parlamento Europeu, que transportava eurodeputados e funcionários para Estrasburgo, foi ter à Disneyland Paris esta segunda-feira. O desvio imprevisto deveu-se a um erro de sinalização dos caminhos de ferro franceses.
De acordo com o The Guardian, a operadora da rede ferroviária francesa, a SNCF, explicou que o desvio se deveu a um erro de sinalização na estação de alta velocidade de Roissy Charles-de-Gaulle. Esta alteração de rota causou um atraso de 45 minutos.
Mas esses 45 minutos foram o suficiente para a ‘bolha de Bruxelas’ ironizar o episódio, à boleia da mudança mensal para Estrasburgo.
Samira Rafaela, eurodeputada dos Países Baixos, foi rápida a comentar nas redes sociais, colocando-se do lado da “Equipa Disneyland”.
A página DG MEME, uma conhecida conta satírica das instituições europeias - e da União Europeia em geral -, satirizou o episódio com uma imagem 'encantada'.
Segundo o Politico, um funcionário europeu lamentou ter sido impossível sair do comboio, apesar de ser possível ver o topo da montanha-russa Space Mountain durante a paragem.
Um assessor parlamentar descreveu o ambiente no comboio como “cheio de gargalhadas sobre a loucura da situação”, e brincou com pedidos por “uma única sede agora”. Outro assessor disse que o Parlamento deveria adotar o mote da Disney, “onde os sonhos se tornam realidade”.
Já o eurodeputado Daniel Freund afirmou, sarcasticamente, que o Parlamento Europeu “não é o Parlamento Mickey Mouse” - uma alcunha usada frequentemente para criticar a mudança mensal do Parlamento Europeu entre as duas cidades.
Todos os meses, o Parlamento Europeu muda-se da capital belga para a cidade francesa, a sua verdadeira sede, para sessões de quatro dias. Para evitar criar uma longa comitiva de carros na estrada entre Bruxelas e Estrasburgo, a instituição freta comboios para o transporte exclusivo dos eurodeputados e de todos os funcionários.
O Tratado da União Europeia não obriga só a estes quatro dias de sessão por mês em Estrasburgo: é lá que os plenários e votações do Parlamento Europeu ocorrem. Por outro lado, as comissões parlamentares reúnem em Bruxelas, e o secretariado do Parlamento tem sede no Luxemburgo.