17 out, 2023 - 10:52 • Redação
Um rapaz de 12 anos esfaqueou uma colega de turma numa escola secundária em L'Hospitalet de Llobregat, em Barcelona, esta segunda-feira, segundo avança o jornal espanhol El País.
A vítima foi transferida para o hospital com ferimentos ligeiros e o caso seguiu para a Direção Geral de Assistência à Criança e ao Adolescente (DGAIA), por se tratar de um menor de 14 anos e não poder ser acusado.
A escola alertou os serviços de emergência. Os agentes dos Mossos d'Esquadra compareceram no local e, ao verificarem que se tratava de um menino de 12 anos, entregaram-no aos pais.
A polícia catalã abriu um processo e diz desconhecer o motivo do ataque. O caso vai agora para as mãos da unidade EMI-14, que administra casos com menores de 14 anos.
A EMI-14 vai ficar encarregue de falar com o menor, a família e analisar o seu ambiente para perceber “o que levou o menor a praticar o ato e fornecer os instrumentos para que tal não volte a acontecer”, explica a DGAIA ao El País. Posteriormente, a unidade vai elaborar um relatório e uma proposta de intervenção que, entre outras coisas, pode incluir atendimento psicológico ou socioeducativo, dependendo do caso.
A Secretaria de Educação garante que está a acompanhar o caso e que enviou uma equipa de psicólogos e profissionais da USAV (Unidade de Apoio ao Estudante em Situação de Violência) para orientar e prestar atendimento psicológico de emergência.