18 out, 2023 - 00:32 • Lusa
A polícia dos Países Baixos anunciou na terça-feira que deteve a norte de Roterdão seis homens, que estavam a retirar de um camião proveniente de Antuérpia pelo menos 7,7 toneladas de cocaína, dissimuladas num carregamento de banana.
As alfândegas de Antuérpia tinham detetado a cocaína no carregamento de bananas e informado uma equipa de polícia especializada na luta contra as importações em grande escala de cocaína, através do porto de Antuérpia, destinadas aos Países Baixos.
Os traficantes foram seguidos até Bleiswijk, uma localidade a norte de Roterdão.
"Quando o descarregamento foi feito, o Serviço de Intervenções Especiais (DSI) atuou e o motorista polaco, de 43 anos, bem como outras cinco pessoas foram detidas", acrescentaram.
Estas pessoas são três neerlandeses, com 41, 49 e 60 anos, e dois belgas, com 21 e 48 anos, avançou a polícia, que não excluiu fazer outras detenções.
Em julho, mais de oito toneladas de cocaína foram apreendidas no porto de Roterdão num contentor de bananas, proveniente do Equador, na que foi a maior apreensão até hoje nos Países Baixos.
Os Países Baixos, a Bélgica e a Espanha são dos principais países europeus de destino da cocaína exportada principalmente do Panamá, da Colômbia e o Equador.