Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra Israel/Hamas

Guterres: Camiões de ajuda "são a diferença entre a vida e a morte em Gaza"

20 out, 2023 - 11:55 • Cristina Nascimento

Em visita à fronteira do Egito com Gaza, secretário-geral da ONU apela à entrada urgente de água, comida e medicamentos no enclave palestiniano.

A+ / A-

O secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou esta sexta-feira a um avanço urgente dos camiões com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, após ter sido alcançado um acordo para permitir a entrada de 20 camiões no enclave palestiniano através da fronteira com o Egito.

"Do lado de lá, temos dois milhões de pessoas que estão a sofrer tremendaente, não têm água, comida, medicamentos, combustíveis. Precisam de tudo. Deste lado, temos visto tantos camiões carregados com água, combustíveis, medicamentos, alimentos, exatamente aquilo que é preciso do outro lado do muro", disse Guterres em visita a Rafah, entre o Egito e Gaza.

"Estes camiões são a diferença entre a vida e a morte em Gaza", reforçou o responsável das Nações Unidas. "Estamos ativamente envolvidos com todas as partes, Egito, Israel, EUA, para que estes camiões sejam movidos o mais rápido possível."

Guterres lembrou que "esta não é uma operação humanitária normal, é uma que decorre numa zona de guerra e essa é a razão pela qual apelei a um cessar-fogo humanitário". No entanto, Guterres esclareceu que não considera este "cessar-fogo humanitário uma condição obrigatória para entregar a ajuda humanitária".

"Não queremos punir duas vezes a população de Gaza, primeiro por causa da guerra e segundo pela falta de ajuda humanitária. Mas é claro que um cessar-fogo humanitário tornaria tudo mais fácil e mais seguro para todos", reiterou.

Rafah é a única passagem fronteiriça para a Faixa de Gaza que não é totalmente controlada por Israel, que esta semana, durante a visita do Presidente norte-americano, Joe Biden, a Telavive, aceitou permitir a entrada de alguma ajuda humanitária via Egito.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+