Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Partido Republicano

Aliado de Trump fora da corrida pela liderança da Câmara dos Representantes dos EUA

21 out, 2023 - 09:41 • Lusa

Jim Jordan perdeu uma votação secreta por uma margem maior do que o número de republicanos que se tinham recusado a votar nele.

A+ / A-

Os congressistas Republicanos retiraram esta sexta-feira o apoio a Jim Jordan como candidato à presidência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, após o aliado do ex-presidente Donald Trump ter falhado a eleição em três votações consecutivas.

A decisão foi tomada após uma reunião interna dos Republicanos, logo após Jordan ter conseguido apenas o apoio de 194 congressistas na votação levada a cabo em plenário, quando 25 rejeitaram apoiá-lo.

Os Republicanos votaram à porta fechada se deveriam continuar a nomear Jordan, atual presidente do Comité Judiciário da Câmara dos Representante e membro da ala mais conservadora do partido, como seu candidato. E o resultado, segundo a imprensa norte-americana, foi negativo.

Vários Republicanos recusaram-se a apoiar Jordan por considerarem o congressista do Ohio demasiado extremista para a poderosa posição de presidente da Câmara dos Representantes.

Antes da votação, Jordan não deu sinais de se afastar da corrida: "O povo americano está desejoso de mudança", disse.

O Partido Republicano mostra não ter qualquer plano viável para unir os seus congressistas na eleição de um novo 'speaker' e para retomar os trabalhos do Congresso, praticamente paralisado desde que a ala conservadora depôs o colega Republicano Kevin McCarthy no início do mês.

Face a este impasse, a Câmara dos Representantes continua bloqueada num momento em que os orçamentos para o atual ano fiscal ainda devem ser aprovados e quando o Presidente norte-americano, Joe Biden, acaba de pedir ao Congresso que aprove um pacote de mais de 100 mil milhões de dólares (94,4 mil milhões de euros) que inclui 14,3 mil milhões de dólares (13,5 mil milhões de euros) em ajuda para Israel e um novo pacote para a Ucrânia no valor de 61,4 mil milhões de dólares (58 mil milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+