Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Autoridades alemãs proíbem manifestações pró-Palestina até 30 de outubro

21 out, 2023 - 18:22 • Lusa

Segundo esta avaliação, "existe o perigo iminente" de que durante a manifestação sejam registadas "proclamações de incitação ao ódio e antissemita, glorificação da violência" e seja transmitida a vontade de usar a "intimidação e atos violentos".

A+ / A-

A polícia de Berlim proibiu este sábado uma manifestação pró-palestiniana planeada para domingo na capital alemã sob o lema "Paz no Médio Oriente", considerando que existe o perigo de incitamentos antissemitas, e qualquer evento substituto até 30 de outubro.

"Depois de avaliar todas as circunstâncias e conclusões e pesar todos os interesses, em particular o direito fundamental à liberdade de reunião, a polícia de Berlim proíbe" a manifestação marcada para domingo entre as 14h00 e as 18h00 [13h00 e 17h00 em Lisboa] na praça Potsdamer e a celebração de "qualquer outro evento substituto" em Berlim até 30 de outubro, indicou um comunicado das autoridades.

A polícia berlinense especificou que a decisão foi tomada "com base nas experiências dos últimos anos e também no passado recente, nas novas conclusões e na preparação de uma análise" pelas autoridades competentes no contexto do recente conflito no Médio Oriente entre Israel e o movimento islamita Hamas.

Segundo esta avaliação, "existe o perigo iminente" de que durante a manifestação sejam registadas "proclamações de incitação ao ódio e antissemita, glorificação da violência" e seja transmitida a vontade de usar a "intimidação e atos violentos".

A polícia de Berlim mantém assim a sua estratégia de proibir manifestações pró-palestinianas, depois de na sexta-feira ter anunciado a proibição de dois protestos previstos para hoje no centro da cidade.

Apesar das proibições, nos últimos dias têm sido realizadas reuniões pró-Palestina e foram registados episódios de violência em Berlim que resultaram em numerosas detenções e no envio de cerca de 900 agentes para garantir a segurança.

A polícia confirmou hoje a sua presença no centro da cidade para fiscalizar o cumprimento da proibição de manifestações.

Este fim de semana estão previstas manifestações pró-palestinianas em várias cidades alemãs e hoje já estão a decorrer algumas - umas autorizadas e outras não -, sem que tenham sido registados até ao fim da tarde incidentes de relevo, segundo a comunicação social.

Em Dusseldorf, no oeste da Alemanha, cerca de 5.500 pessoas reuniram-se ao início da tarde, segundo estimativas da polícia, enquanto em Hamburgo (norte), onde as manifestações também foram proibidas até domingo, as forças de segurança dispersaram um protesto não autorizado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+