23 out, 2023 - 22:59 • Lusa
O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, disse, esta segunda-feira, que o Exército se prepara para a próxima etapa na Faixa de Gaza, confirmando que consistirá numa "operação multilateral por terra, mar e ar".
Gallant visitou a base naval de Ashdod, no sul de Israel, onde avaliou a situação das operações navais e percorreu a costa da fronteira sul de Israel ao lado do comandante da Marinha, vice-almirante David Saar Salama.
O ministro da Defesa israelita garantiu que as Forças Armadas estão a "preparar cuidadosamente o próximo passo, uma operação multilateral no ar, na terra e no mar" em Gaza para eliminar o grupo islamita Hamas, autor dos ataques terroristas contra o território israelita no passado dia 07.
"Continuem a preparar-se para a nossa operação, que chegará em breve. Estamos a preparar minuciosamente o próximo passo: uma operação multilateral por via aérea, terrestre e marítima. Façam o seu trabalho, preparem-se. Precisaremos de vocês", disse Gallant, na mensagem aos soldados.
O grupo islamita do Hamas lançou em 07 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns.
Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.
O terminal de Rafah, no sul de Gaza e a única passagem para o Egito, vai permitir que a ajuda humanitária chegue ao território palestiniano.
Até agora, a guerra causou mais de 5.000 mortes na Faixa de Gaza devido aos bombardeamentos israelitas e mais de 15.000 feridos, segundo fontes palestinianas.