Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Israelitas em Portugal exibem imagens de reféns para sensibilizar opinião pública

30 out, 2023 - 18:54 • Lusa

O promotor da iniciativa disse que a ideia é "apelar à humanidade e ao povo de Portugal para que apoiem este apelo internacional a partir Portugal".

A+ / A-

Imagens de alguns dos 229 reféns israelitas raptados pelo movimento extremista islâmico Hamas são esta segunda-feira exibidas no Porto e em Lisboa como forma de sensibilizar os portugueses para a situação em Gaza.

"Esta é uma iniciativa local de israelitas e judeus em Portugal, principalmente em Lisboa, porque somos cidadãos preocupados", afirmou um dos promotores, Eyal Goldman, residente no Porto.

"Somos pessoas independentes, não relacionadas com o governo israelita, nem com a comunidade judaica. Estamos a fazer isto espontaneamente, a partir da nossa crença e da nossa preocupação" com a situação humanitária dos reféns, disse Eyal Goldman à Lusa.

O promotor da iniciativa disse que a ideia é "apelar à humanidade e ao povo de Portugal para que apoiem este apelo internacional a partir Portugal", lembrando que "mais de 230 pessoas, foram raptadas, entre elas 18 pessoas idosas, com mais de 75 anos e há 33 reféns menores".

"Muitos viram os seus pais e a sua família serem assassinados diante dos seus olhos e foram raptados pela organização terrorista Hamas para Gaza sem qualquer ajuda ou família", afirmou.

"Sem qualquer questão política, apelamos às pessoas para que condenem esta situação e exijam a sua libertação imediata", acrescentou.

As imagens dos reféns começaram a ser exibidas hoje em Lisboa, no Parque Eduardo VII, e no Porto, na Avenida dos Aliados.

De acordo com a última avaliação das autoridades israelitas, pelo menos 239 reféns raptados por comandos do Hamas durante o ataque em solo israelita em 7 de outubro estão detidos na Faixa de Gaza.

Este ataque, numa escala sem precedentes, desencadeou uma guerra que já deixou milhares de mortos dos dois lados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+