Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Coreia do Norte cria feriado para assinalar lançamento de míssil intercontinental

05 nov, 2023 - 09:00 • Lusa

Pyongyang realizou em 18 de novembro de 2022 o que se acredita ser o primeiro teste de voo completo do Hwasong-17, denominado de "míssil monstro" por analistas militares.

A+ / A-

A Coreia do Norte criou um feriado para assinalar o aniversário do lançamento do míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-17 no ano passado, anunciou este domingo a agência de notícias estatal KCNA.

Pyongyang realizou em 18 de novembro de 2022 o que se acredita ser o primeiro teste de voo completo do Hwasong-17, denominado de "míssil monstro" por analistas militares.

O aniversário foi designado como feriado público numa reunião da Assembleia Popular Suprema (parlamento), informou a KCNA.

"O estabelecimento do Dia da Indústria dos Mísseis marca um evento especial na nossa jornada sagrada de desenvolvimento da defesa nacional", acrescentou.

Com o lançamento, a Coreia do Norte "mostrou ao mundo a excelência de uma potência nuclear de classe mundial e a nação que possui o mais poderoso míssil balístico intercontinental", ainda segundo a agência.

A Coreia do Norte efetua frequentemente testes de armamento em feriados, e o Serviço Nacional de Informações (NIS) sul-coreano disse, na semana passada, que o país estava prestes a preparar o lançamento de um terceiro satélite de reconhecimento militar.

Depois de a segunda tentativa ter falhado em agosto, Pyongyang afirmou que iria efetuar um terceiro lançamento em outubro, mas este nunca se concretizou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+