Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições regionais

Partido europeísta reclama vitória eleitoral na Moldova

06 nov, 2023 - 12:31 • Lusa

Ação e Solidariedade (PAS), da Presidente Maia Sandu, diz que ficou em primeiro lugar em 19 de 35 círculos eleitorais, com base em resultados preliminares.

A+ / A-

O partido europeísta Ação e Solidariedade (PAS), da Presidente da Moldova, Maia Sandu, reivindicou esta segunda-feira a vitória nas eleições locais de domingo, com base em resultados preliminares.

"O PAS ganhou as eleições. Em 19 [de 35] círculos eleitorais regionais estamos em primeiro lugar", afirmou o ministro das Infraestruturas e do Desenvolvimento Regional, Andrei Spinu, citado pela agência espanhola EFE.

Spinu disse que o PAS elegeu o maior número de presidentes de câmara na primeira volta, mais de 240 das 898 cidades e aldeias do país.

De acordo com a lei eleitoral moldava, no caso de nenhum candidato a presidente da câmara receber mais de 50% dos votos, os dois candidatos mais votados passam à segunda volta.

"Obtivemos um bom resultado na Câmara Municipal de Chisinau. Teremos um grupo forte: 20 conselheiros", disse Spinu, ignorando a derrota da candidata do PAS, Lilian Carp, à liderança da capital moldava.

De acordo com os dados preliminares, o presidente da Câmara de Chisinau, o social-democrata Ion Ceban, foi reeleito à primeira volta, com 50,62% dos votos.

O partido de Ceban, o Movimento Alternativo Nacional (MAN), pró-europeu, criado em dezembro de 2022, obteve 20 lugares no Conselho Municipal de Chisinau, composto por 51 membros.

As autoridades moldavas excluíram o partido pró-russo Chance das eleições locais de domingo por "razões de segurança nacional no contexto da guerra híbrida travada pela Rússia na Moldova", segundo o primeiro-ministro moldavo, Dorin Recean.

Com mais de três milhões de habitantes, a Moldova é uma antiga república soviética situada entre a Roménia e a Ucrânia, no Leste da Europa.

Apesar de se ter tornado independente em 1991, a Rússia mantém uma força armada na região separatista da Transnístria, que faz fronteira com região ucraniana de Odessa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+