Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

UE anuncia mais 25 milhões de euros de ajuda a Gaza

06 nov, 2023 - 11:57 • Carla Fino com redação

Comissão quer reforçar as capacidades logísticas na fronteira de Rafah e está a estudar rotas complementares, como por exemplo um corredor marítimo a partir de Chipre.

A+ / A-

A União Europeia (UE) vai aumentar a ajuda à Faixa Gaza com mais 25 milhões de euros para garantir a entrega de ajuda humanitária aos civis da região.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela presidente da Comissão da Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura da Conferência de Embaixadores que decorre em Bruxelas.

"Há duas semanas já tínhamos triplicado a nossa ajuda para Gaza. A UE vai gastar um total de 100 milhões de euros em ajuda humanitária para os civis de Gaza. Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar com Israel, o Egito e as Nações Unidas para abrir mais corredores humanitários", refere a política.

Segundo Von der Leyen, a Comissão quer reforçar as capacidades logísticas na fronteira de Rafah e está a estudar rotas complementares para entrega de ajuda humanitária ao enclave palestiniano, entre elas a criação de um corredor marítimo a partir de Chipre.

De acordo com o Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, 9.770 pessoas foram mortas, metade das quais crianças, nos bombardeamentos israelitas desde o início da guerra, a 7 de outubro.

Segundo as autoridades israelitas, mais de 1.400 pessoas morreram em Israel, a maior parte das quais civis, desde que o grupo islamita lançou um ataque por terra, mar e ar ao território hebraico há um mês.

Noutro plano, a presidente da Comissão Europeia falou da guerra na Ucrânia e defendeu junto dos embaixadores a importância de Kiev pertencer à União Europeia, uma vez que pode trazer "paz e estabilidade à Europa".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+