13 nov, 2023 - 08:59 • Redação
Um túnel rodoviário em construção no norte da Índia, onde cerca de 40 homens trabalhavam, desabou no domingo. Esta segunda-feira, já foi possível estabelecer contacto com eles, primeiro através de pedaços de papel, depois através de um rádio.
"Todos os 40 trabalhadores presos dentro do túnel estão seguros", disse Karamveer Singh Bhandari, o comandante da Força Nacional de Resposta a Desastres, num comunicado, segundo a Al Jazeera.
Numa conferência de imprensa, Pushkar Singh Dhami, o primeiro-ministro de Uttarakhand, garante que já estão a ser enviadas água e comida para os trabalhadores, assim como oxigénio, que chega ao interior do túnel através de turbinas.
Um oficial de Uttarkashi, Anuj Kumar disse à CNN que já conseguiram remover cerca de 20 metros de destroços com a ajuda de retroescavadoras e ainda têm outros 40 metros pela frente.
As autoridades de desastres estatais e nacionais já estão no local para trabalhar em conjunto com a polícia. A estimativa é que as operações durem mais um dia.
Ao Indian Express, o oficial distrital de serviços de socorro, Devendra Patwal, disse que "os trabalhadores não estão amontoados e têm um espaço tampão de cerca de 400 metros para andar e respirar. Além disso, "têm oxigênio suficiente para sobreviver por mais oito a 10 horas e isso deve dar-nos tempo suficiente para resgatá-los", acrescentou.
De acordo com o Al Jazeera, o incidente ocorreu na madrugada de domingo durante uma mudança de turno.
Este projeto multimionário espera melhorar a ligação entre o estado de Uttarakhand e os locais religiosos Hindu da região. A auto-estrada deverá ter cerca de 1000 km.
Uttarakhand é referido como a "Terra dos Deuses", devido à sua herança cultural e inúmeros locais de peregrinação hindus.
Este já não é o primeiro acidente a acontecer devido a este projeto. Em agosto, mais de 20 trabalhadores perderam a vida, após uma ponte em construção ter desabado.