Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra Israel-Hamas

Três portugueses morreram num bombardeamento no sul de Gaza

15 nov, 2023 - 23:42 • João Malheiro

No mesmo bombardeamento morreram dois palestinianos. Todas as vítimas aguardavam por retirada em Gaza.

A+ / A-

Três portugueses morreram esta quarta-feira num bombardeamento no sul de Gaza, segundo indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). As vítimas trataram-se de pessoa adulta e duas crianças.

Em comunicado, o Governo "lamenta profundamente" a morte destes cidadãos nacionais, assim como outros dois palestinianos que morreram na sequência do mesmo ataque.

As cinco vítimas "aguardavam a retirada por indicação de Portugal", refere a nota enviada à comunicação social.

O MNE indica, também, que as autoridades egípcias, em cooperação com as israelitas, autorizaram a saíde de Gaza de 10 cidadãos sinalizados por Portugal.

Dois deles são luso-palestinianos, segundo indica o comunicado.

"A saída deverá decorrer, sob coordenação das autoridades locais, através da passagem de Rafah, nas próximas horas, a qual estará aberta para a retirada de cidadãos estrangeiros de Gaza para o Egito", explica o texto.

O Governo esclarece, ainda, que as embaixadas de Portugal no Cairo e em Telavive, bem como a representação diplomática de Portugal em Ramallah e o Gabinete de Emergência Consular em Lisboa, estão já em contacto com estes cidadãos, para "concretizar a saída em segurança".

"O repatriamento dos cidadãos deste grupo que venham a sair, amanhã e em dias seguintes, a partir do Egito ficará a cargo do Estado Português, estando assegurados alojamento e transporte para território nacional", conclui o texto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fonseca Jose Carlos
    16 nov, 2023 Maia 10:42
    Conforme diz a noticia só 2 têm passaporte português
  • raul Silva
    16 nov, 2023 Agualva-Cacém 00:13
    Agora, há que apurar se estes cidadãos porugueses tinham pedido ajuda para sair de Gaza e o MNE assobiou para o lado.

Destaques V+