Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

França resgata crianças feridas e doentes de Gaza para os seus hospitais

19 nov, 2023 - 16:28 • Lusa

A presidência francesa avança que, "para tal, serão mobilizados meios aéreos medicalizados, civis e militares".

A+ / A-

A França resgatará "crianças feridas ou doentes" de Gaza para as tratar nos seus hospitais e pretende enviar um navio militar para prestar apoio hospitalar, anunciou este domingo a presidência francesa em comunicado.

"A França mobilizará todos os meios à sua disposição para ajudar a evacuar crianças feridas ou doentes que necessitam de cuidados urgentes na Faixa de Gaza", lê-se no comunicado emitido pelo palácio do Eliseu.

A presidência francesa avança que, "para tal, serão mobilizados meios aéreos medicalizados, civis e militares".

Paris enviará novamente o navio porta-helicópteros "Dixmude", modificado para fornecer apoio hospitalar, "que chegará ao Egito nos próximos dias", acrescenta a nota.

França enviará também um novo avião com mais de dez toneladas de ajuda médica e contribuirá para os envios da União Europeia (UE) nos dias 23 e 30 de novembro.

Estes anúncios surgiram após conversas telefónicas que o presidente francês, Emmanuel Macron, manteve, no sábado, com o chefe de Estado do Egipto, Abdulfattah al Sisi, e com o Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al Zani.

Além da libertação dos reféns detidos pelo Hamas e de que Israel deve respeitar o direito humanitário internacional, a ênfase nestas conversas foi colocada nas possibilidades de permitir a entrada de ajuda na população civil de Gaza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+