Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministros do novo Governo de Espanha tomam posse esta terça-feira

21 nov, 2023 - 05:13 • Lusa

Pedro Sánchez já foi empossado pelo monarca na semana passada para um novo mandato e assume na nova legislatura um Governo de coligação de esquerda formado pelo partido socialista (PSOE) e pelo Somar.

A+ / A-

Os 22 ministros do novo Governo de Espanha, saído das eleições de 23 de julho, tomam, esta terça-feira, posse perante o chefe de Estado do país, o Rei Felipe VI, numa cerimónia em Madrid.

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, no cargo desde 2018, já foi empossado pelo monarca na semana passada para um novo mandato e assume na nova legislatura um Governo de coligação de esquerda formado pelo partido socialista (PSOE) e pelo Somar (que ficou com cinco ministérios, incluindo Trabalho, Saúde e Cultura).

Sánchez vai ter nesta legislatura quatro vice-presidentes, todas mulheres (as ministras da Economia, Trabalho, Transição Ecológica e Finanças) e criou um novo Ministério da Habitação.

O líder do PSOE foi reeleito primeiro-ministro pelo parlamento na semana passada com 179 votos a favor e 171 contra dos 350 deputados espanhóis e como os socialistas e o Somar não têm maioria absoluta na assembleia, fez acordos com mais seis partidos nacionalistas e independentistas das Canárias, Catalunha, Galiza e País Basco para ver o novo Governo viabilizado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+