Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cientistas descobrem planeta demasiado grande para a sua estrela

30 nov, 2023 - 22:09 • Lusa

O planeta tem mais de 13 vezes a massa da Terra, mas orbita uma estrela nove vezes menos massiva do que o Sol.

A+ / A-

Cientistas descobriram um planeta demasiado grande para a sua estrela, o que dizem contrariar as atuais teorias sobre a formação de planetas em redor de estrelas pequenas, divulgou, esta quinta-feira, a revista científica Science.

O planeta tem mais de 13 vezes a massa da Terra, mas orbita uma estrela nove vezes menos massiva do que o Sol, a estrela anã extremamente fria LHS3154.

Segundo os autores da investigação, publicada na Science, é a primeira vez que um planeta com tão elevada massa foi observado a orbitar uma estrela com uma massa tão baixa.

A descoberta surpreendeu os cientistas, uma vez que não era expectável que o disco de formação planetária em torno da estrela LHS3154 tivesse matéria suficiente para gerar o planeta LHS3154b.

Para os autores do artigo publicado na Science, o rácio poeira-massa e poeira-gás do disco planetário que rodeia estrelas como a LHS3154 quando são jovens teria de ser 10 vezes maior do que o calculado para o que deu origem ao planeta LHS3154b.

O LHS3154b foi detetado com um espetrógrafo construído pela universidade norte-americana Penn State para encontrar planetas a orbitarem as estrelas mais frias fora do Sistema Solar com potencial para conterem à superfície água líquida, elemento fundamental para a vida tal como se conhece.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+