15 dez, 2023 - 04:49 • Lusa
O primeiro dia do Conselho Europeu terminou em Bruxelas sem acordo sobre a revisão do orçamento da UE a longo prazo, que inclui apoio financeiro à Ucrânia, estando marcada nova cimeira para o início de 2024.
Assim sendo, está previsto que os líderes da UE se voltem a reunir numa cimeira extraordinária para discutir esta matéria orçamental, a ser realizada em janeiro ou em fevereiro do próximo ano, adiantaram as mesmas fontes europeias.
Outras fontes comunitárias precisaram que a mais recente versão do quadro de negociação "foi objeto de um forte apoio por parte de 26 Estados-membros, mas a Hungria repetiu claramente que não vai autorizar novas verbas para a Ucrânia, nem o pagamento de juros do Fundo de Recuperação da UE".
Por essa razão, optou-se por adiar a discussão para início de 2024 para "dar a melhor oportunidade a um resultado positivo" e mais tempo ao Conselho Europeu "para continuar a negociar", concluíram.
O segundo dia do Conselho Europeu arranca já com outras discussões, como sobre a posição europeia sobre o conflito no Médio Oriente.