Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Guerra no Médio Oriente

Israel alvo de queixa por genocídio em tribunal da ONU

29 dez, 2023 - 22:22 • Ricardo Vieira, com agências

Israel lamenta as alegações da África do Sul e fala em “difamação de sangue”.

A+ / A-

A África do Sul acusa Israel de levar a cabo um genocídio na Faixa de Gaza e avançou com uma queixa junto do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) das Nações Unidas.

O Governo de Pretória pede ao TIJ a adoção de “medidas provisórias” e defende um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas.

“Os atos e omissões de Israel alvo da queixa da África do Sul são de caráter genocida, porque elas visam a destruição de uma parte substancial do grupo nacional, racial e étnico palestiniano”, alega a África do Sul.

Israel lamenta as alegações da África do Sul e fala em “difamação de sangue”.

O Governo de Telavive apela ao Tribunal Internacional de Justiça que rejeite o processo.

O Hamas levou a cabo um ataque terrorista sem precedentes contra Israel, a 7 de outubro, por terra, ar e mar. Cerca de 1.200 pessoas foram mortas e mais de 200 foram tomadas como reféns do grupo palestiniano.

Na resposta, o Governo israelita declarou guerra ao Hamas e invadiu a Faixa de Gaza. Mais de 21 mil palestinianos foram mortos até agora, de acordo com dados do Hamas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    30 dez, 2023 Eu 19:04
    E um processo a condenar o Hamas e a exigir a libertação imediata e incondicional dos reféns em poder dos terroristas, isso não entra oh África do Sul?

Destaques V+