Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comandante do Hezbollah morto em ataque israelita

08 jan, 2024 - 14:25 • João Pedro Quesado

É o segundo responsável da milícia xiita a ser morto desde o início do ano.

A+ / A-

Um comandante do Hezbollah foi morto esta segunda-feira, confirmou o grupo xiita libanês. A causa da morte será um ataque aéreo de Israel.

A informação foi avançada inicialmente pela Reuters, segundo a qual três fontes de segurança confirmaram um ataque aéreo israelita no sul do Líbano.

O Hezbollah confirmou que o comandante morto é Wissam Tawil, um responsável de uma unidade do grupo Radwan – uma força de operações especiais da milícia xiita.

Wissam Tawil foi morto quando um ataque israelita atingiu o seu carro, onde estava outro combatente da milícia libanesa. Segundo a Al Jazeera, Israel declarou que Tawil é o responsável por ataques contra instalações militares israelitas na Galileia.

Uma das fontes que confirmou o ataque à Reuters disse à agência noticiosa que, após este ataque, a situação vai “explodir”.

Este é o segundo dirigente do Hezbollah a ser morto em 2024 como resultado de um ataque no Líbano, depois de um ataque a 4 de janeiro que vitimou um responsável do grupo. O líder da milícia xiita, Sayyed Hassan Nasrallah, já avisou Israel para não lançar uma guerra alargada contra o Líbano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Timbo Caspite
    09 jan, 2024 Lisboa 16:09
    Comandande do grupo terrorista do hezbollah, diga-se de passagem. Eu divido que um dia a mídia escreverá com todas as letras quais são as motivações destes grupos terroristas como hezbollah e hamas. Duvido até mencionarem o significado destas palavras.
  • Anónimo
    08 jan, 2024 Lisboa 20:07
    Porque é que o título da notícia não menciona que foi "um ataque aéreo israelita no sul do Líbano"? Ou seja, uma invasão! Israel invadiu um país soberano! Para quando as sanções ao estado fascista de Israel? Se a Rússia está, e bem, banida de tudo, porque não se faz o mesmo com o estado fascista de Israel? Escumalha!

Destaques V+