Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA manifestam apoio à criação de um Estado palestiniano

10 jan, 2024 - 22:55 • Redação

A posição norte-americana vai, contudo, contra o lado de Israel, que é manifestamente contra a criação de um Estado palestiniano.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano defendeu esta quarta-feira a criação de um Estado palestiniano.

Em reunião com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, Anthony Blinken quer "medidas tangíveis" e reformas administrativas que "beneficiem o povo palestiniano".

O encontro ocorreu em Ramallah, na Cisjordânia ocupada e insere-se num conjunto de reuniões diplomáticas que os Estados Unidos têm feito no Médio Oriente.

A posição norte-americana vai, contudo, contra o lado de Israel, que é manifestamente contra a criação de um Estado palestiniano.

Anthony Blinken reuniu-se de resto com o primeiro-ministro israelita na terça-feira, depois de já ter estado em contactos com os líderes de Grécia, Turquia, Jordânia, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Está, ainda, planeada uma visita ao Egito, que é um dos principais mediadores do conflito no Médio Oriente entre Israel e o Hamas, e o Bahrein.

Haverá também a possibilidade do secretário de Estado norte-americano visitar Beirute para evitar que a guerra se agrave entre a fronteira do Líbano e Israel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+