Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estados Unidos

Nem Biden sabia que secretário da Defesa tinha cancro

10 jan, 2024 - 14:25 • João Pedro Quesado

Lloyd Austin sabe desde dezembro que tem cancro da próstata, mas escondeu a doença da Casa Branca. Apesar disso, Biden não vai aceitar uma demissão.

A+ / A-

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América foi diagnosticado com cancro da próstata, operado, internado e não disse nada ao Presidente Joe Biden durante mais de um mês. O diagnóstico apenas foi revelado na terça-feira, pelo hospital militar em que esteve internado.

Segundo o comunicado do Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, citado pela CNN Internacional, o cancro foi descoberto no início do mês de dezembro. Lloyd Austin, de 70 anos, foi operado no dia 22 do mesmo mês, tendo sida removida parte da próstata.

Austin regressou a casa na manhã seguinte à operação, com um prognóstico “excelente”. Contudo, foi readmitido no hospital a 1 de janeiro devido a complicações, “incluindo náuseas com dores fortes abdominais, na anca e na perna”. Foi diagnosticado com uma infeção urinária.

O caso ganha contornos públicos na passada sexta-feira, 5 de janeiro, quando o Departamento de Defesa comunicou, finalmente, o internamento devido a “complicações depois de um procedimento médico”. Mas disse apenas isso, e acrescentou que Lloyd Austin deveria retomar as suas funções naquele dia, após a vice-secretária ter estado “preparada para agir e exercer os poderes do secretário”.

Casa Branca soube três dias depois do internamento

Depois das perguntas da comunicação social e de representantes e senadores do Congresso dos EUA, soube-se que a Casa Branca apenas teve conhecimento do internamento a 4 de janeiro, e que nem a vice-secretária da Defesa foi informada das razões para assumir responsabilidades de Austin.

Segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, Joe Biden apenas teve conhecimento do diagnóstico de cancro esta terça-feira, horas antes de ser tornado público.

Na segunda-feira, o porta-voz do Pentágono declarou que Austin não terá declarado o seu diagnóstico porque “os procedimentos associados são obviamente profundamente pessoais”. Antes, no sábado, Austin reconheceu, através de um comunicado, que podia “ter feito um melhor trabalho a garantir que o público estava informado”.

Lloyd Austin deixou na noite de segunda-feira a unidade de cuidados intensivos do hospital militar Walter Reed, no estado do Maryland. Joe Biden mantém a confiança política no secretário da Defesa e, segundo o jornal Politico, não vai aceitar um pedido de demissão se ele for colocado em cima da mesa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+