Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia. Confrontos entre manifestantes e polícia após condenação de ativista

17 jan, 2024 - 22:05 • João Malheiro

Pode ser um dos maiores protestos desde o início da guerra na Ucrânia, segundo o órgão de comunicação social independente russo "Agentstvo".

A+ / A-

Centenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia na República russa do Bascortostão, depois de protestarem contra a condenação de um ativista local.

Fail Alsynov foi condenado a quatro anos de prisão, depois de ter defendido a preservação da cultura e da língua da região e protestado contra a exploração de minas de ouro locais.

Depois de um discurso, realizado no ano passado, o ativista acabou por ser acusado de denegrir outras nacionalidades e de fomentar ações contra o Governo russo.

Milhares de pessoas reuniram-se à porta do tribunal para apoiar Alsynov e gritaram por "Liberdade". A polícia tentou dispersar a multidão com gás lacrimogéneo e golpes de bastões.

Segundo o órgão de comunicação social independente russo "Agentstvo", este pode ser um dos maiores protestos desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

As autoridades russas abriram um inquérito para identificar quem participou nos protestos e nos confrontos com a polícia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+