20 jan, 2024 - 07:54 • Lusa
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, assinou esta sexta-feira o projeto de lei que amplia o orçamento e evita uma paralisação administrativa por falta de recursos.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, anunciou em conferência de imprensa que Biden já havia assinado o projeto de lei, fazendo-o entrar em vigor automaticamente e evitando que a administração ficasse sem fundos à meia-noite.
O projeto de lei, aprovado na quinta-feira pelas duas câmaras do Congresso, prolonga o financiamento para algumas agências federais até 1 de março, e até 8 de março para outras entidades governamentais.
Esta é a terceira vez que o Congresso ratifica uma medida destinada a financiar temporariamente a administração desde o início do ano fiscal de 2024, iniciado em 1 de outubro de 2023.
Cada vez que falta menos de uma semana para uma paralisação administrativa, a Casa Branca ativa um protocolo para preparar todos os seus departamentos. Uma paralisação significa o envio de centenas de milhares de funcionários públicos para casa sem trabalho, nem remuneração, assim como a paralisação de muitos serviços.
O último encerramento deste tipo ocorreu durante a Presidência do republicano Donald Trump (2017-2021) e foi, com 35 dias (de 22 de dezembro de 2018 a 29 de janeiro de 2019), o mais longo da história, em plenas férias de Natal.