24 jan, 2024 - 10:11 • Cristina Nascimento com Reuters
Um avião militar russo despenhou-se na fronteira com a Ucrânia. A bordo do avião seguiam 65 prisioneiros de guerra ucranianos que iam a caminho de uma troca de prisioneiros.
A informação é avançada pela agência Reuters, que cita o ministro russo da Defesa. A Reuters adianta ainda que Andrei Kartapolov, legislador russo, disse no Parlamento que o avião foi abatido por três mísseis.
Além dos 65 prisioneiros, a bordo seguiam seis elementos da tripulação e outras três pessoas. A Agência Reuters adianta que não foi possível verificar quem seguia no avião que se despenhou ainda no lado russo, na zona de Belgorod. Não há indicação até ao momento sobre existência de sobreviventes.
Já fonte fonte militar de Kiev revelou à agência estatal Ukrinform que o avião transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia
Outra fonte militar ucraniana, citada pelo jornal 'online' Ukrainska Pravda, também disse que o avião militar russo transportava mísseis, segundo a agência espanhola EFE.
Até ao momento, as autoridades de Kiev não fizeram qualquer comentário oficial sobre o incidente, que foi captado num vídeo publicado nas redes sociais russas.
Na rede social X está a circular um vídeo que mostra o momento da queda do avião. Essa filmagem está a ser divulgada também pela Agência Reuters
Fuller video of the IL-76 crash. There appears to be a smoke cloud in the sky at 00:20.
— WarTranslated (Dmitri) (@wartranslated) January 24, 2024
Russian sources immediately proposed a theory that the plane carried Ukrainian P.O.W.s, but so far, there's no indication of that. Ukrainian side says the plane carried S-300 missiles. pic.twitter.com/Er18uMO0Ok
[notícia atualizada às 12h23]