Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

​Avião militar russo despenha-se com 65 prisioneiros ucranianos a bordo

24 jan, 2024 - 10:11 • Cristina Nascimento com Reuters

Não há indicações, até ao momento, sobre a existência de sobreviventes ou a origem da queda do aparelho.

A+ / A-

Um avião militar russo despenhou-se na fronteira com a Ucrânia. A bordo do avião seguiam 65 prisioneiros de guerra ucranianos que iam a caminho de uma troca de prisioneiros.

A informação é avançada pela agência Reuters, que cita o ministro russo da Defesa. A Reuters adianta ainda que Andrei Kartapolov, legislador russo, disse no Parlamento que o avião foi abatido por três mísseis.

Além dos 65 prisioneiros, a bordo seguiam seis elementos da tripulação e outras três pessoas. A Agência Reuters adianta que não foi possível verificar quem seguia no avião que se despenhou ainda no lado russo, na zona de Belgorod. Não há indicação até ao momento sobre existência de sobreviventes.

Já fonte fonte militar de Kiev revelou à agência estatal Ukrinform que o avião transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia

Outra fonte militar ucraniana, citada pelo jornal 'online' Ukrainska Pravda, também disse que o avião militar russo transportava mísseis, segundo a agência espanhola EFE.

Até ao momento, as autoridades de Kiev não fizeram qualquer comentário oficial sobre o incidente, que foi captado num vídeo publicado nas redes sociais russas.

Na rede social X está a circular um vídeo que mostra o momento da queda do avião. Essa filmagem está a ser divulgada também pela Agência Reuters

[notícia atualizada às 12h23]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+