Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Encontradas caixas negras do avião russo que caiu em Belgorod

25 jan, 2024 - 09:50 • Lusa

O presidente da câmara baixa do parlamento russo acusou a Ucrânia de ter abatido o avião militar.

A+ / A-

As equipas de resgate encontraram esta quinta-feira as caixas negras do avião militar russo que caiu na quarta-feira na região russa de Belgorod com 74 pessoas a bordo, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados por soldados russos.

"De acordo com dados preliminares, o estado de ambas as caixas pretas permitirá que sejam descodificadas. Serão transportadas num voo especial para um laboratório do Ministério da Defesa (em Moscovo), onde o seu conteúdo será analisado", disse um porta-voz dos serviços de emergência à agência TASS.

Segundo as autoridades russas, as 74 pessoas que seguiam a bordo do avião russo que se despenhou perto da Ucrânia morreram no acidente.

As autoridades russas disseram que o avião militar IL-76 transportava 65 soldados ucranianos para uma troca de prisioneiros com a Ucrânia, seis membros da tripulação e três acompanhantes.

As causas do desastre ainda não foram oficialmente anunciadas, acrescentou a TASS.

O presidente da câmara baixa do parlamento russo (Duma), Vyacheslav Volodin, acusou a Ucrânia de ter abatido o avião militar.

O avião despenhou-se cerca das 11h00 de Moscovo (08h00 em Lisboa), numa zona povoada da região de Belgorod, a poucos quilómetros da fronteira ucraniana, disse o governador local.

Fontes militares de Kyiv citadas pela agência Ukrinform e pelo jornal online Ukrainska Pravda disseram que o avião transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia.

A comissão coordenadora ucraniana para o tratamento dos prisioneiros de guerra apelou para que as pessoas e instituições se abstenham de divulgar informações não verificadas sobre a queda do avião russo.

A região de Belgorod é regularmente alvo de mísseis e 'drones' (aeronaves sem tripulação) ucranianos devido à proximidade com a fronteira.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+