Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA abatem míssil anti-navio dos Huthis sobre o mar Vermelho

31 jan, 2024 - 05:10 • Lusa

"Não foram registados feridos ou danos", acrescentou o Centcom no comunicado que fez na rede social X.

A+ / A-

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) declarou na terça-feira que abateu um míssil anti-navio lançado pelos rebeldes Huthis do Iémen sobre o Mar Vermelho.

Por volta das 23h30, horário de Sanaa (20h30 em Lisboa), as forças norte-americanas dispararam contra o míssil e abateram-no, informou o comando na rede social X.

"Não foram registados feridos ou danos", acrescentou o Centcom no comunicado.

Na sexta-feira, os EUA repeliram um ataque semelhante, também atribuído aos Huthis. Neste caso, o comando norte-americano disse que o míssil anti-navio abatido representava uma "ameaça iminente" para navios mercantes e de guerra dos EUA na região.

Os Huthis, grupo apoiado pelo Irão e considerado terrorista pelos EUA, têm levado a cabo centenas de ataques com drones e mísseis contra navios comerciais no mar Vermelho, em resposta aos ataques de Israel na Faixa de Gaza.

A tensão naquela área marítima fez com que as principais linhas de navegação do mundo ajustassem as rotas para evitar passarem pelo local, por onde transitam 8% do comércio mundial de cereais, 12% do comércio de petróleo e 8% do comércio internacional de gás natural liquefeito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+