31 jan, 2024 - 00:24 • Lusa
As Brigadas do Hezbollah, um influente grupo armado pró-Irão no Iraque, anunciaram esta terça-feira a suspensão das suas operações militares contra as tropas norte-americanas, após Washington ter prometido retaliar o ataque de "drones" na Jordânia que matou três militares.
"Anunciamos a suspensão das nossas operações militares e de segurança contra as forças de ocupação, a fim de evitar qualquer constrangimento ao governo iraquiano", anunciou este movimento no seu site.
O Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) apontou para a potencial responsabilidade das Brigadas do Hezbollah pelo ataque mortal de domingo a uma base logística norte-americana perto da fronteira com o Iraque e a Síria, que matou três soldados norte-americanos e fez cerca de 40 feridos.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta terça-feira que o seu Governo já decidiu como responder ao ataque de domingo contra o Exército norte-americano na Jordânia, sem dar mais pormenores sobre essa reação.
Questionado por jornalistas, Biden limitou-se a responder com um breve "sim" a uma questão sobre se já há uma resposta em cima da mesa.