Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chile. Pelo menos 19 mortos em incêndios florestais

03 fev, 2024 - 15:49 • Lusa

O número de vítimas poderá aumentar. Pelo menos 43 mil hectares já arderam.

A+ / A-

Pelo menos 19 pessoas morreram na estação balnear chilena de Viña del Mar na sequência dos incêndios que assolam a região de Valparaíso (oeste) e outros locais do centro e sul do país, anunciou a ministra do Interior, Carolina Toha.

"Há 19 mortos (...). Todos os corpos foram recuperados", declarou a ministra, alertando que o número de vítimas poderá aumentar.

Quinze das vítimas mortais foram identificadas, acrescentou Carolina Toha, indicando que 92 incêndios estão em curso e 43 mil hectares já arderam.

Um incêndio com dez frentes ativas ameaçou centenas de casas, obrigou à retirada da população de seis localidades no centro do Chile.

O litoral do país ficou coberto por uma densa nuvem de fumo negro, que chegou a praias a quase 100 quilómetros de distância do centro do incêndio.

A onda de calor, resultante do fenómeno climático El Niño, atinge atualmente o sul da América Latina, em pleno verão, provocando incêndios florestais, agravados pelo aquecimento global. A onda de calor ameaça Argentina, Paraguai e Brasil nos próximos dias.

Veja as fotos:

Fotos: Adriana Thomasa/EPA
Fotos: Adriana Thomasa/EPA

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+