Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alemanha

Milhares de pessoas manifestam-se em Berlim contra o racismo e a extrema-direita

03 fev, 2024 - 15:32 • Lusa

Os manifestantes gritaram palavras de ordem como "todos juntos contra o fascismo".

A+ / A-

Milhares de pessoas reuniram-se este sábado em frente ao parlamento alemão, no centro de Berlim, para protestarem contra o racismo e os movimentos de extrema-direita, estando previstas mais manifestações pacíficas em todo o país.

Segundo relata a agência AFP, a praça onde se localiza o edifício do 'Reichstag' estava repleta de manifestantes, gritando palavras de ordem como "todos juntos contra o fascismo".

O protesto, que congrega mais de 1.500 organizações, foi transmitido através do Youtube.

Eram esperadas até 100 mil pessoas, segundo a polícia citada pela rádio RBB, adiantando que foram destacados cerca de 700 agentes para o local.

"Seja em Eisenah, Homburg ou Berlim, estão reunidos muitos cidadãos para se manifestarem contra o esquecimento, o ódio e a incitação ao ódio. É um sinal forte para a democracia e a nossa Constituição, indicou o chanceler alemão, Olaf Scholz, na rede social X (Antigo Twitter).

Num contexto de abrandamento económico e de inflação, o partido anti-imigração e antissistema Alternativa para a Alemanha (AfD) continua a subir nas sondagens, a poucos meses de três importantes eleições regionais no leste do país.

Fotos: Clemens Bilan/EPA
Fotos: Clemens Bilan/EPA

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+