11 fev, 2024 - 10:52 • Lusa
O número de mortos num deslizamento de terras no sul das Filipinas subiu para 37, tendo também provocado 32 feridos e estando ainda 63 pessoas desaparecidas, anunciaram este domingo as autoridades do país.
A informação foi divulgada através de um comunicado na rede social Facebook pelo município de Maco, onde a catástrofe ocorreu na quarta-feira, enquanto as equipas de emergência continuam a procurar, mas sem esperança de encontrar sobreviventes.
Na sexta-feira, as equipas localizaram e resgataram uma menina de três anos e um bebé com dois meses, que foram transportados para o hospital de Mawab, na província de Davão do Sul.
O deslizamento de terras ocorreu pelas 19h30 locais (11h30 em Lisboa), em consequência das fortes chuvas que afetaram a região.
Segundo a empresa Apex Mining, da qual fazem parte os trabalhadores afetados, o acidente aconteceu perto de uma exploração mineira e onde os autocarros aguardam pelos trabalhadores.
O sul das Filipinas tem sido palco, desde 28 de janeiro, de uma forte tempestade que já provocou deslizamentos de terra e inundações em várias zonas de Mindanao.
Desde então, pelo menos 18 pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas noutros acidentes ao redor da ilha, de acordo com a informação divulgada pelo Conselho Nacional de Gestão e Redução do Risco de Catástrofes.