Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Stoltenberg responde a Trump: "Não devemos minar a credibilidade da NATO"

14 fev, 2024 - 11:28 • Redação com Lusa

Secretário-geral da NATO anunciou esta quarta-feira que 18 dos 31 países da Aliança Atlântica já investiram pelo menos 2% do PIB na defesa.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, reagiu esta quarta-feira às mais recentes afirmações de Donald Trump sobre os países com dívidas à Aliança. Para Stoltenberg, "não devemos minar a credibilidade da NATO" em termos da sua capacidade de dissuasão de ataques dos inimigos.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) afirmou ainda que 18 dos 31 países da Aliança Atlântica já investiram pelo menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da defesa.

O anúncio de Jens Stoltenberg foi feito em conferência de imprensa no quartel-general da NATO, em Bruxelas, numa antevisão da reunião ministerial na quinta-feira e a anteceder uma reunião do Conselho NATO-Ucrânia.

O secretário-geral da aliança político-militar, da qual Portugal é um dos Estado-membros fundadores, acrescentou que desde 2014, o investimento em defesa aumentou 11% - na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia - e que os 31 países que a compõem investiram mais de 600 mil milhões de euros.

O republicano Donald Trump declarou no último sábado que, se for reeleito Presidente dos Estados Unidos, encorajaria a Rússia a fazer "o que entendesse" a países com dívidas à NATO.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+