Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reino Unido

Conservadores britânicos perdem mais dois lugares no parlamento

16 fev, 2024 - 08:26 • Lusa

O Partido Trabalhista obteve 44,9% dos votos em Kingswood e 45,9% em Wellingborough, contra 34,9% e 24,6% do Partido Conservador, respetivamente.

A+ / A-

O Partido Conservador do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, sofreu duas novas derrotas ao perder dois lugares no parlamento para o Partido Trabalhista, da oposição, em eleições parciais realizadas na quinta-feira.

Dan Egan ganhou o assento na Câmara dos Comuns pelo círculo eleitoral de Kingswood, no sudoeste de Inglaterra, e Gen Kitchen ganhou em Wellingborough, no centro do país, derrubando as grandes margens que os conservadores tinham obtido nas últimas eleições legislativas, em 2019.

De acordo com os resultados, o Partido Trabalhista obteve 44,9% dos votos em Kingswood e 45,9% em Wellingborough, contra 34,9% e 24,6% do Partido Conservador, respetivamente.

A maior surpresa foi o desempenho do Partido Reformista, de extrema-direita, que ficou em terceiro lugar nas duas circunscrições (10,4% em Kingswood e 13% em Wellingborough), colocando pressão sobre os conservadores.

O líder trabalhista, Keir Starmer, disse que os resultados "mostram que as pessoas querem mudança" porque os conservadores "falharam", atribuindo a recessão económica à gestão de Rishi Sunak.

"É por isso que temos visto tantos antigos eleitores conservadores a mudarem diretamente para este Partido Trabalhista transformado", reivindicou.

Os resultados contribuem para agravar os receios entre os conservadores de que, após 14 anos no poder, o partido esteja a caminhar para uma derrota quando se realizarem eleições legislativas no final do ano.

Os 'tories' continuam entre 10 e 20 pontos percentuais atrás dos trabalhistas nas sondagens de opinião e já perderam 10 eleições parciais desde as últimas eleições legislativas, em 2019, mais do que qualquer governo desde a década de 1960.

Mesmo assim, mantêm uma maioria absoluta na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico.

O resultado destas duas eleições representam um alívio para o líder trabalhista, Keir Starmer, depois de uma semana difícil em que teve de retirar o apoio a um candidato numa outra eleição parlamentar parcial em Rochdale.

Azhar Ali deixou de representar o Partido Trabalhista por ter feito comentários antissemitas, pelo que o 'Labour' não estará no boletim de voto na eleição de 29 de fevereiro porque era demasiado tarde para apresentar um substituto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+